WOOSU

Sobre o Projeto

O projeto WOOSU tem como objetivo otimizar a operação, sustentabilidade e circularidade das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs), reduzindo custos operacionais, emissões de gases com efeito de estufa e promovendo a reutilização local da água. O projeto valoriza excedentes como lamas, biogás e calor, reintegrando-os na cadeia produtiva através de modelos de simbiose industrial.

The innovation lies in integrating Life Cycle Analysis (LCA) into decision-making, aligning with ISO 59020:2024 and EU best practices. Efficient resource management will minimise waste, maximise treated water reuse, and implement practical circular economy strategies, ensuring WWTPs’ economic sustainability and reducing environmental impact.
O projeto aposta em avanços científicos e tecnológicos, como a monitorização de processos, modelos bioquímicos e simbióticos, sistemas de controlo avançado e interfaces industriais. As tecnologias serão testadas em ambiente real e amplamente divulgadas a operadores, entidades gestoras e decisores políticos, reforçando a componente de sustentabilidade social.

Cofinanciado por:

 

 

 

Parceiros

Oncontrol Technologies, Lda
Portugal
AGR - Engenharia e Serviços, Lda
Portugal
UC - Universidade de Coimbra
Portugal
INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Portugal

 

 

Informação

Designação da operação: WOOSU- Operação Ótima e Melhoria Simbiótica de Tratamentos de Água

Código do projeto: COMPETE2030-FEDER-01463200

Região de intervenção: Centro, Norte

Líder de projeto: Oncontrol Technologies, Lda.

Data de início: 01/04/2025

Data de conclusão: 31/03/2028

Investimento total: 1.019.980,48 €

Incentivo: 806.880,56 €

Objetivos: O WOOSU tem como objetivo otimizar a operação, sustentabilidade e circularidade das ETARs, reduzindo custos operacionais, emissões de gases com efeito de estufa e promovendo a reutilização local da água. O projeto valoriza excedentes como lamas, biogás e calor, reintegrando-os na cadeia produtiva através de modelos de simbiose industrial. O projeto aposta em avanços científicos e tecnológicos, como a monitorização de processos, modelos bioquímicos e simbióticos, sistemas de controlo avançado e interfaces industriais. As tecnologias serão testadas em ambiente real e amplamente divulgadas a operadores, entidades gestoras e decisores políticos, reforçando a componente de sustentabilidade social.

Parceiros: AGR – Engenharia e Serviços Lda, University of Coimbra, INESC TEC – Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science